Ícone do site Misto Brasil

Ato pelo 8 de janeiro fecha a Praça dos Três Poderes

Invasão 8 de janeiro Congresso Nacional Misto Brasil

Invasão do Congresso Nacional nos atos antidemocráticos/Arquivo/Agência Brasil

Forte esquema de segurança foi preparado com a participação do presidente Lula da Silva e entidades ligadas aos partidos de esquerda

Por Misto Brasil – DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) montou um esquema especial de segurança para as manifestações alusivas ao 8 de janeiro. A solenidade no Palácio do Planalto deve começar às 10 horas e à tarde no Supremo Tribunal Federal.

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não estarão presentes na cerimônia organizada pelo governo.

A relação com o Planalto vem estremecida com expectativa de veto de Lula da Silva ao projeto da redução das penas aos condenados pela tentativa de golpe. O primeiro ato em defesa da democracia ocorreu em 2024 e foi sediado no Congresso Nacional, no Salão Negro.

À época, o deputado Arthur Lira (PP-AL) era aguardado, mas alegou problemas de saúde com um familiar e não compareceu.

As caravanas que chegarem de ônibus deverão desembarcar somente na Via José Sarney, acima da Alameda das Bandeiras, seguindo a pé até o local do credenciamento.

As entidades oficias também agendaram programações para a data. O Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, promoverá o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”.

Vai envolver a exibição de um documentário, com roda de conversas com jornalistas e mesa de debates, além da exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”.

Na Praça dos Três Poderes, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) instalou uma estrutura de comando e controle, reforçou o policiamento ostensivo e mantém tropas especializadas em prontidão para eventual acionamento.

Poderão ser realizadas intervenções viárias conforme a necessidade, com eventuais bloqueios condicionados à avaliação de risco.

O monitoramento pode incluir abordagens e revistas de mochilas.

O acesso ao local do evento será permitido apenas mediante credenciamento prévio. A orientação é que os participantes cheguem com antecedência para evitar filas.

O isolamento da Esplanada dos Ministérios, sob responsabilidade da PMDF, terá início à 0h01 do dia 8 de janeiro de 2026 e seguirá até o encerramento do evento.

O monitoramento da área central de Brasília é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP-DF), em conjunto com as forças de segurança pública, que permanecem em prontidão para resposta imediata a qualquer ocorrência. A SSP-DF seguirá acompanhando o cenário e, caso surjam novas informações, estas serão prontamente divulgadas.

A operação prevê atuação integrada entre a SSP-DF e órgãos locais e nacionais do Sistema de Segurança Pública, com reforço na segurança da Praça dos Três Poderes.

Sair da versão mobile