Foi depois dos EUA anunciar a imposição de tarifas contra países europeus por causa da disputa pela Groenlândia
Por Misto Brasil – DF
Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) atenderão a uma reunião de emergência na tarde deste domingo (18).
Foi convocada às pressas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciar na noite anterior a imposição de tarifas contra oito países europeus por causa da disputa pela Groenlândia , após eles enviarem militares à região para treinamento.
A ilha situada entre o Oceano Atlântico e o Ártico é um território semiautônomo da Dinamarca, mas Trump quer subordiná-la ao controle de Washington.
Ele alega que o tema é questão de segurança nacional, dada a localização estratégica do território e suas reservas minerais, e ameaças vindas de Rússia e China.
Em uma postagem no Truth Social, Trump disse que tarifas adicionais de importação de 10% entrarão em vigor no dia 1º de fevereiro sobre os produtos provenientes de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido.
Segundo o presidente americano, a sobretaxa aumentará para 25% em 1º de junho e continuará a subir até que seja alcançado um acordo para a “compra completa e total da Groenlândia” .
O anúncio foi feito no mesmo dia em que manifestantes groenlandeses saíram às ruas para protestar contra Trump. Líderes da Dinamarca e da própria Groenlândia afirmam que a ilha não está à venda e não quer ser incorporada aos EUA.
Antes de serem sancionados por Trump, os países atingidos pelas tarifas anunciaram o envio de alguns poucos soldados à Groenlândia para treinamento a convite da Dinamarca, que afirma querer aumentar a presença da Otan na região.
O presidente americano acusou Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia de enviarem militares à região por “razões desconhecidas” e disse que isso criava uma “situação muito perigosa para a segurança e sobrevivência do nosso planeta”.
Neste domingo, após Trump ameaçar com a imposição de tarifas, a Alemanha anunciou a retirada dos 15 soldados que enviou à Groenlândia, e que estavam lá desde a sexta-feira.
Segundo um porta-voz do Exército, o grupo deixaria a região ainda no domingo, após concluir uma missão preparatória para um exercício militar.
