São aqueles que apresentaram menos de 60% de seus estudantes com desempenho considerado adequado no Enamed
Por Misto Brasil – DF
Diversos cursos de Medicina em todo o país tiveram desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
As graduações receberam notas 1 e 2, consideradas insuficientes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses cursos serão penalizadas com restrições ao Fies e suspensão de vagas.
As ações de supervisão terão como foco 99 cursos de Medicina classificados nas faixas 1 e 2 do Conceito Enade 2025.
São aqueles que apresentaram menos de 60% de seus estudantes com desempenho considerado adequado no exame.
Esses cursos pertencem a 93 instituições de educação superior, que estarão sujeitas a penalidades como impedimento de aumento de vagas.
Podem também ter a suspensão de novos contratos do Fies, da participação do curso no Prouni e da participação do curso em outros programas federais de acesso.
A nota de corte dos estudantes no Enamed passa a ser utilizada para regular a oferta de cursos de Medicina e estabelecer medidas de supervisão, além de penalidades às instituições que apresentarem baixo desempenho no exame (faixas 1 e 2).
“Esse diagnóstico fortalece a ideia de que a nota passe a integrar o histórico curricular do médico formado, de forma articulada com o resultado do Enare^, avalia o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
