Esse número é o somatório de cinco dias desde que a medida entrou em vigor e que beneficia motoristas que não cometeram infrações
Por Misto Brasília – DF
Até 14 de janeiro, 7.206 motoristas no Distrito Federal tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada sem a necessidade de deslocamento ao Detran ou pagamento de taxas. Representa uma economia de R$ 6,79 milhões.
A iniciativa, que entrou em vigor na última sexta-feira (09), beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Em todo o país, 323.459 pessoas já foram beneficiadas pela medida, gerando uma economia total de R$ 226,3 milhões para a população brasileira.
A renovação automática ocorre diretamente na base nacional de dados e dispensa a etapa tradicional de comparecimento ao Detran. O documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde também passa a constar o selo de Bom Condutor como reconhecimento pelo comportamento responsável no trânsito.
Com cerca de 80 milhões de CNHs vigentes no país, a expectativa do Governo do Brasil é que mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados pela renovação automática ao longo do tempo, ampliando o alcance da política do Bom Condutor e incentivando práticas mais responsáveis no trânsito.
A CNH digital, disponível por meio do aplicativo oficial do governo federal, tem a mesma validade jurídica do documento físico e permite que o motorista acesse sua habilitação de forma prática e segura pelo celular.
