Soma cerca de cinco mil toneladas e representa a maior operação logística realizada no âmbito do Norte Conectado
Por Misto Brasil – DF
O Brasil recebeu 3.170 quilômetros de cabos de fibra óptica provenientes da China, que serão utilizados na implantação de três novas infovias capazes de conectar municípios remotos da região Norte.
Soma cerca de cinco mil toneladas e representa a maior operação logística realizada no âmbito do Norte Conectado.
A operação marca a maior logística de transferência de fibra óptica já realizada no âmbito do programa Norte Conectado, ampliando o acesso à internet de qualidade e impulsionando a inclusão digital na Amazônia.
A transferência dos cabos chineses para as embarcações nacionais levará 30 dias. A previsão para o início do lançamento da estrutura nos leitos dos rios amazônicos é em maio.
A implantação das infovias faz parte do programa Norte Conectado e levará mais conectividade às áreas rurais, ribeirinhas e remotas, garantindo a inclusão digital da população.
É coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Entidade Administradora de Faixa (EAF).
O Norte Conectado é um dos principais programas estruturantes para expandir a infraestrutura de comunicações na Amazônia Legal.
A iniciativa tem potencial para beneficiar cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.
Com investimento estimado em R$ 1,3 bilhão, o projeto utiliza o modelo subfluvial para instalação dos cabos de fibra óptica, evitando o desmatamento e contribuindo para a preservação de mais de 50 milhões de árvores.
