Ícone do site Misto Brasil

Começa hoje nova fase do Programa Gás do Povo

Botijão de gás caminhão consumo Misto Brasil

A distribuição do gás de cozinha passa a ser um programa social para famílias em vulnerabilidade/Arquivo/Marcello Casal jr/Agência Brasil

Deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas

Por Welton Mãximo – DF

O Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26).

Nesta segunda fase, 950 mil novas famílias de 17 capitais passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg), que pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social , Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas.

O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar.

De acordo com o governo, o programa traz vantagens não apenas para as famílias de baixa renda, mas para a saúde pública.

O MDS ressalta que o acesso ao botijão reduz o uso de alternativas perigosas (como lenha, carvão e querosene) para o cozimento, diminui riscos de doenças respiratórias e queimaduras e garante acesso a fontes de energia limpas e seguras.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído.

Aplicativo Meu Social – Gás do Povo, disponível para os celulares dos sistemas Android e iOS; Página oficial do Gás do Povo no site do MDS;   Portal Cidadão Caixa;

Sair da versão mobile