Revela também que 48% dos estudantes que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia
Por Misto Brasil – DF
Pesquisa da Serasa e o Instituto Opinion Box concluiu que 66% dos estudantes com dívida ativa junto a instituições de ensino deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte, água e entre outros para conseguir pagar a mensalidade.
A inadimplência se prolonga no tempo: 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano e 18% já ultrapassam cinco anos.
Leia – inscrições para o seletivo do Prouni
Em 71% dos casos, o valor em aberto pode chegar a até R$ 5 mil.
Revela também que 48% dos estudantes que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia.
E que 26% revelam que tiveram problemas de concentração nas aulas por não conseguir pagar as mensalidades em dia e não quitar esse débito.
Entre os universitários endividados, 89% consideram muito importante quitar a dívida com a instituição de ensino.
Quando questionados dos principais motivos do endividamento com as instituições, 28% destacam desemprego, 21% revelam que precisaram priorizar outras contas, 10% tiveram redução na renda e 9% comentam que foi devido a desorganização financeira.
“Quando a preocupação financeira é reduzida, há mais espaço para focar nos estudos, preservar a saúde mental e planejar o futuro com segurança”, comentou o especialista da Serasa em educação financeira, Rodrigo Costa.
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 19 de dezembro de 2025 e 05 de janeiro de 2026, com 936 entrevistas online com universitários com dívidas em aberto por todo o Brasil. Margem de erro de 2,7 pontos percentuais.
