Mais dois locais de comercialização como do Colorado, serão construídos em Brazlândia e outro no Gama
Por Misto Brasília – DF
O Jardim Botânico terá um empório rural na Rodovia DF-463, no Setor Habitacional Jardins Mangueiral.
A área de 747 m² cedida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) segue o mesmo sistema construtivo do Empório Rural do Colorado, na DF-150.
Combina madeira tratada e alvenaria, com uso de telhas de material reciclado e estética rural, para preservar a identidade do campo e valorizar os produtos vindos diretamente de homens e mulheres do meio rural.
O espaço será composto por 20 boxes, sendo 18 destinados à exposição e venda de produtos, como queijarias artesanais premiadas, ovos, frutas, legumes, verduras, charcutaria, vinhos, mel e doces, e dois para lanchonetes.
A gestão do local será feita por associação ou cooperativa, a ser definida por chamamento público. Haverá critérios como quantidade de produtores familiares, prioridade para organizações com maior participação de mulheres e preferência para grupos da própria região.
O secretário Rafael Bueno também afirmou que o GDF já tem recursos garantidos para a construção de mais dois empórios em 2026.
O primeiro Brazlândia, em frente à Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag-DF), com foco no morango, produto símbolo da região.
O outro no Gama, seguindo o mesmo modelo de diversidade e valorização da produção local.
O Empório Rural do Colorado, na DF-150, que se consolidou como um sucesso e se tornou um ponto de encontro da região.
Ele beneficia mais de 40 produtores do Grande Colorado, Sobradinho e região do Lago Oeste, além da população em geral que frequenta a região.
