Ícone do site Misto Brasil

Veículos no México criam aliança para defender o jornalismo

Imprensa jornalismo trabalho cobertura Misto Brasil

Com as fake news o trabalho da Imprensa é fundamental para a população/Arquivo/Folha de Dourados

O grupo começou a trabalhar em 2018, e agora planeja um campanha de conscientização sobre a importância do jornalismo local

Por Misto Brasil – DF

Um grupo de veículos digitais no México está unindo forças contra a narrativa estigmatizante e a insegurança vividas pela imprensa no país, além de atuar em favor da sustentabilidade do jornalismo local.

Territorial é o nome da aliança formada por 17 meios independentes localizados em 12 estados do país, descreveu o jornalista César López Linares.

Ao longo deste ano, o grupo planeja colocar em prática uma série de iniciativas para conscientizar as audiências sobre a importância do jornalismo local no México, um país cujo atual regime governante tem implementado uma política de desqualificação, ataques e intimidação contra a imprensa.

“Este regime em particular considera os meios de comunicação como seus inimigos. [O ex-presidente] López Obrador, mais do que [a atual presidente Claudia] Sheinbaum, costumava sempre generalizar”, disse à LatAm Journalism Review (LJR) a jornalista Mely Arellano, vice-presidente do Conselho da Territorial.

“Isso acaba minando a percepção das pessoas e criando uma narrativa [estigmatizante]”.

“O que queremos fazer é nos reconectar com nossas comunidades e lembrá-las de que o trabalho que realizamos é basicamente em favor delas, para que tenham as informações de que precisam para tomar decisões.”

Arellano é codiretora do site de notícias Lado B (do estado de Puebla), um dos meios que integram a aliança, junto com Istmo Press, El Muro e Página 3 (de Oaxaca); Chiapas Paralelo (de Chiapas); Amapola (de Guerrero);

Também o La Marea (de Veracruz); Zona Docs, Letra Fría e Perimetral (de Jalisco); Revista Espejo (de Sinaloa); PopLab (de Guanajuato); Raíchali e La Verdad Juárez (de Chihuahua); Elefante Blanco (de Tamaulipas); Pie de Página (da Cidade do México); e Escenario Tlaxcala (de Tlaxcala).

Territorial é a evolução da aliança de veículos formada em 2018 a partir da organização Periodistas de a Pie, criada em 2007 com o objetivo de elevar a qualidade do jornalismo no país.

Embora a aliança de meios da Periodistas de a Pie tenha conseguido impulsionar, de forma conjunta, diferentes projetos, a organização estava focada principalmente no apoio e na capacitação de jornalistas, enquanto os objetivos da Territorial se concentram em meios já consolidados, explicou Rocío Gallegos, diretora de La Verdad de Juárez e presidenta do Conselho da Territorial.

A aliança tem novas metas

A nova aliança planeja lançar neste mês uma campanha de conscientização sobre a importância do jornalismo local, com o objetivo de reposicionar o nome de cada meio em seus estados e, assim, recuperar o capital social que as audiências representam, afirmou jornalista Mely Arellano.

O objetivo da campanha, que terá o título “Estamos Aqui”, é também lembrar às pessoas o que significa ser um meio independente no contexto atual dos estados do México, os desafios que enfrentam e seu papel dentro do ecossistema midiático naciona.

“Queremos dizer às nossas audiências que estamos aqui, que, ainda que grandes meios estejam cancelando correspondências [nos estados], fechando espaços para o que acontece em nossos estados, nós estamos aqui e vamos continuar fazendo o nosso trabalho”, disse Rocío Gallegos à LJR.

“Queremos reafirmar a importância que esse jornalismo tem, o nosso jornalismo local, que inclusive já foi premiado.”

A campanha também busca conscientizar sobre a importância de financiar o jornalismo local e incentivar as pessoas a contribuírem financeiramente, em reconhecimento ao trabalho que os repórteres das regiões realizam, afirmou Arellano.

Isso, acrescentou, não é apenas para beneficiar os veículos que fazem parte da Territorial, mas o jornalismo local independente em geral.

“Não vamos dizer ‘doe para a Territorial’, mas sim ‘você tem um meio local que conhece, conhece seus jornalistas, é nele que se informa, é para ele que, quando acontece algo, você envia uma mensagem no Facebook para perguntar alguma coisa; então, doe para esse meio em que você confia’”.

A Territorial lançará um podcast quinzenal, no qual falarão sobre as histórias por trás do trabalho jornalístico dos meios membros, os desafios que os jornalistas enfrentam ao cobrir os estados, os esforços por financiamento e as condições em que os meios independentes trabalham, afirmou Gallegos.

Ao podcast se somarão um programa semanal de análise de temas atuais, “Reporte Territorial”, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, assim como um boletim que será enviado todas as sextas-feiras com uma curadoria dos conteúdos dos meios que integram a aliança.

Sair da versão mobile