Ícone do site Misto Brasil

Presidente da Venezuela recebe delegação dos EUA

Delcy Rodríguez Venezuela vice-presidente Misto Brasil

Delcy Rodríguez é vice-presidente do Vanezuela na chapa de Maduro/Arquivo

Desde a intervenção militar de 3 de janeiro e sequestro de Maduro, esta foi a primeira visita de alto nível entre os dois páises

Por Misto Brasil – DF

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, recebeu neta quarta-feira (11) no Palácio de Miraflores o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, que chegou ao país latino-americano no marco do reinício das relações diplomáticas entre ambas as nações.

Ao encontro também compareceram a enviada diplomática dos EUA, Laura Dogu; o presidente da estatal venezuelana Petróleos de Venezuela, S.A. (PDVSA), Héctor Obregón; e o enviado da Venezuela para os EUA, Félix Plascencia.

Rodríguez era vice-presidente de Nicolás Maduro e assumiu o poder após sua detenção. Ela também ocupa o cargo de ministra dos Hidrocarbonetos.

Desde a intervenção militar de 3 de janeiro e sequestro de Maduro pelo governo de Donald Trump, esta foi a primeira visita de alto nível entre os dois páises.

E ocorre logo depois da recente aprovação da Lei de Reforma de Hidrocarbonetos na Venezuela, que estabeleceu novo marco regulatório que redefine os termos de participação no setor petrolífero nacional.

Esse desenvolvimento legislativo interno coincide com um momento de recalibração na política externa dos Estados Unidos em relação ao país sul-americano, materializado por meio de dois instrumentos administrativos-chave emitidos pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

A cientista política e especialista no setor energético venezuelano, Betzabeth Aldana, aborda em diálogo com a Sputnik o alcance da Licença Geral nº 46, emitida em 29 de janeiro de 2025.

Sair da versão mobile