Ícone do site Misto Brasil

Aeroportos passam a contar com salas multissensoriais

Aeroporto de São Luís MA Misto Brasília

Terminal aeroportuário de São Luís passou para a iniciativa privada/Arquivo/Infraero

No Aeroporto de Goiânia, a sala foi entregue, na quarta-feira. Em São Luís, a sala foi inaugurada no dia 4 e está situada na área de embarque

Por Misto Brasil – DF

Duas novas salas multissensoriais foram inauguradas nos aeroportos de Goiânia e São Luís. É para promoção da acessibilidade e do acolhimento a passageiros neurodivergentes. Com as inaugurações, já são 22 salas espalhadas pelo país.

Os espaços, implantados pela concessionária Motiva Aeroportos, seguem as diretrizes da cartilha pública elaborada pelo MPor, que estabelece orientações para o atendimento adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições que envolvem necessidades sensoriais específicas.

No Aeroporto de Goiânia, a sala foi entregue, na quarta-feira (11). Com cerca de 27 m², está localizada no térreo da área de embarque e pode receber até cinco usuários por vez.

No Aeroporto de São Luís, a sala foi inaugurada no último dia 4 e está situada na área de embarque. O espaço possui 22 m² e capacidade para até cinco pessoas simultaneamente.

Ambos os ambientes foram concebidos como áreas de descompressão sensorial, com iluminação suave, projeções controladas, estímulos visuais reduzidos, texturas terapêuticas e mobiliário adaptado.

O objetivo é minimizar os impactos de sons, luzes intensas e movimentação típica dos terminais aeroportuários, proporcionando mais conforto, segurança emocional e previsibilidade durante a jornada de viagem.

O acesso é gratuito e realizado mediante agendamento na concessionária responsável pela gestão dos aeroportos pelo telefone: 0800 727-4720 ou pelo e-mail: ouvidoria.aeroportos@motiva.com.br.

Sair da versão mobile