Ícone do site Misto Brasil

Matrículas para o Programa de Residência Médica estão abertas

Medição de temperatura DF Misto Brasília

Aferição de temperatura na entrada de estabelecimentos/Marcelo Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

O residente deverá fazer diretamente na instituição para ingresso no primeiro semestre; ou entre 10 de agosto e 30 de setembro, para o segundo semestre

Por Misto Brasil – DF

O calendário nacional de matrícula e ingresso nos Programas de Residência Médica (PRM) termina no dia 31 de março. O calendário está previsto na Resolução nº 1/2026 do Ministério da Educação.

A norma também define os critérios da seleção pública de candidatos em instituições credenciadas.

A matrícula dos residentes deverá ser feita diretamente pela instituição para ingresso no primeiro semestre; ou entre 10 de agosto e 30 de setembro, para o segundo semestre.

De acordo com o texto, os Programas de Residência Médica deverão iniciar suas atividades em duas datas fixas: 1º de março ou 1º de setembro de cada ano.

O encerramento ocorrerá em 28 de fevereiro (ou 29 de fevereiro, nos anos bissextos) ou em 31 de agosto. Caberá às Comissões de Residência Médica (Coremes) das instituições realizar os ajustes necessários para garantir o cumprimento da carga horária mínima e dos períodos de férias previstos na legislação.

A resolução também disciplina a possibilidade de mudança de programa. O candidato com matrícula ativa por mais de 45 dias poderá ingressar em outro PRM para o qual tenha sido selecionado até 31 de março ou 30 de setembro, conforme o semestre, desde que formalize a desistência do programa anterior até 10 de janeiro ou 10 de julho.

A norma veda nova matrícula para candidatos com vínculo ativo em qualquer PRM, exceto nos casos em que o residente esteja cursando o último semestre, podendo concluir o programa até o fim de fevereiro ou 31 de agosto

Para programas com pré-requisito, será permitida a apresentação de declaração de conclusão do programa anterior ou de obtenção do título de especialista, registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) com número de registro de especialista (RQE), até 15 de março ou 15 de setembro.

Sair da versão mobile