Elon Musk lançou a Grokipédia em 27 de outubro de 2025 com uma publicação massiva: mais de 885 mil artigos gerados automaticamente
Por Misto Brasil – DF
No início de 2026, a Wikipédia celebrou seu 25º aniversário como um dos maiores projetos colaborativos da história. Sua posição como principal fonte de conhecimento livre na internet está sendo desafiada por um novo e controverso concorrente: a Grokipédia, uma enciclopédia gerada por inteligência artificial (IA) e liderada pelo bilionário Elon Musk e sua empresa xAI.
Fundada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipédia começou como um experimento participativo para complementar a Nupedia, um projeto com artigos escritos e editados por especialistas nos assuntos abordados – e que nunca decolou.
Duas décadas e meia depois, a Wikipédia tornou-se uma rede com mais de 65 milhões de artigos em mais de 300 idiomas, mantida por cerca de 250 mil voluntários ativos em todo o mundo. E agora enfrenta os desafios de um novo cenário, cada vez mais dominado pela inteligência artificial.
Musk lançou a Grokipédia em 27 de outubro de 2025 com uma publicação massiva: mais de 885 mil artigos gerados automaticamente pelo Grok – muitos deles copiados ou adaptados da Wikipédia.
Conforme o próprio Musk declarou ao podcast All In, o Grok, o modelo linguístico de inteligência artificial da xAI, gerou os primeiros artigos da Grokipédia – todos em inglês – processando informações de um milhão das entradas mais populares da Wikipédia, que foram então modificadas e complementadas com pesquisas de outras informações publicamente disponíveis na internet.
Se na Wikipédia milhares de voluntários atualizam e revisam constantemente o conteúdo, na Grokipédia os usuários não participam diretamente da criação, edição ou correção dos artigos. O papel deles se limita a sugerir correções, que estão sujeitas a um processo de revisão pela plataforma.
Não há informações públicas sobre o funcionamento ou os modelos utilizados na plataforma, nem sobre as diretrizes para revisão de correções.
O objetivo declarado de Musk é “eliminar a propaganda” e criar uma base de conhecimento “mais objetiva” do que a Wikipédia, que ele acusa de ser “capturada por ativistas de esquerda” e de ter se tornado “woke”.
