Ícone do site Misto Brasil

Cuba cancelou festival de charutos por falta de energia

Charuto Cuba economia cultura Misto Brasil

O charuto tem valor cultural e econômico para o país caribenho/Arquivo/LPM Word

O festival normalmente arrecada milhões de dólares e os recursos são direcionados para o sistema de saúde

Por Misto Brasil – DF

Cuba anunciou neste sábado (14) o cancelamento de seu icônico festival de charutos, em meio à crise energética provocada pela pressão dos Estados Unidos.

Em mensagem enviada aos participantes, os organizadores disseram que a próxima edição do evento anual, prevista para 24 a 27 de fevereiro, seria adiada. Não foi fornecida uma nova data.

O festival de charutos normalmente arrecada milhões de dólares com leilões, e os recursos são direcionados para o sistema de saúde cubano. No ano passado, o evento arrecadou cerca de 19,5 milhões de dólares.

As vendas internacionais de charutos cubanos, a exportação mais emblemática do país, trazem uma renda muito necessária para a sua economia em dificuldades.

A Europa é o principal mercado para estes artigos de luxo.

A crise se aprofundou quando os Estados Unidos cortaram o envio de petróleo para Cuba, proveniente em grande parte da Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro em janeiro.

O presidente Donald Trump também assinou uma ordem executiva prevendo tarifas contra países que vendam barris para os cubanos. Sob pressão americana, o México, segundo fornecedor mais importante, suspendeu as remessas previstas para o mês passado.

Um estudo do economista cubano Miguel Alejandro Hayes já previu que uma queda abrupta de cerca de 30% na disponibilidade de combustível na ilha.

O percentual representa aproximadamente o vazio deixado por Caracas, resultaria em redução de 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

O estudou também calculou aumento de 60% nos preços dos alimentos e de 75% nos do transporte, além de queda de 30% no consumo das famílias, informou a Agência DW.

Sair da versão mobile