Ícone do site Misto Brasil

Secretário dos EUA prega aliança conservadora

EUA secretário de Estado Marco Rubio Misto Brasil

Secretário de Estado, Marco Rubio, discurso ao lado de Donald Trumpo/Arquivbo/BBC

Na chefia da diplomacia americana, ele condenou o que vê como “erros” de ambas as partes na manutenção da soberania

Por Misto Brasil – DF

Diante de líderes políticos e militares, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, pregou uma aliança conservadora com a Europa durante o seu discurso deste sábado (14) na Conferência de Segurança de Munique.

Na chefia da diplomacia americana, ele condenou o que vê como “erros” de ambas as partes na manutenção da soberania nacional e apelou a uma “fé cristã compartilhada”.

“Nós cometemos estes erros juntos, e juntos nós devemos ao nosso povo encarar estes fatos e seguir adiante,” disse. Mais de 60 chefes de Estado e de governo participam da 62ª edição da conferência.

“Nós estamos preparados, se necessário, para fazer isso sozinhos. Mas é nossa preferência fazermos isso juntos.”

Embora tenha adotado um tom mais calmo e tranquilizador do que o que se ouviu frequentemente da Casa Branca ao longo do último ano, Rubio deixou claro que o governo Trump mantém suas posições.

Ele explicitamente afirmou que a “imigração de massa” desestabiliza o Ocidente, num momento de esmagamento por agentes federais da comunidade imigrante nos EUA. Também condenou a “perda de controle das cadeias de suprimento” do comércio global para a China.

Por sua vez, os governos europeus têm ponderado maneiras de reduzir a sua dependência em relação aos EUA. Pouco antes da esperada fala de Rubio, um dos primeiros painéis deste sábado chamava a uma discussão intitulada “defender-nos sem os EUA?”, a partir de uma perspectiva regional.

A Europa percebe os Estados Unidos, há um ano sob o segundo mandato do presidente Donald Trump, como parceiro cada vez mais instável.

A conferência é uma oportunidade de vislumbrar os planos da Casa Branca para o futuro em matéria de segurança, na esteira de ameaças erráticas do republicano.

Sair da versão mobile