Ícone do site Misto Brasil

Receita e Vigilância Sanitária apreendem mercadorias

Carnaval bloco Divinas Tretas RJ Misto Brasil

O carnaval no Distrito Federal foi um dos maiores nos últimos anos;Arquivo

Operações das duas instituições do governo distrital foram realizadas durante o Carnaval e teve vários objetivos

Por Misto Brasília – DF

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizou 755 vistorias em 187 blocos e outros eventos durante o Carnaval 2026. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, as equipes intensificaram as fiscalizações nas ruas, em clubes, bares e boates, com o objetivo de garantir a segurança sanitária dos foliões.

As inspeções resultaram em 51 autos de infração e nove interdições por falta de licenciamento e ausência de prestação de serviços de saúde no local. Também foram emitidos dois termos de apreensão.

Durante as ações, a Vigilância Sanitária apreendeu 1.223 produtos considerados irregulares ou impróprios para consumo, entre eles 747 litros de bebidas sem procedência, falsificadas ou adulteradas, 235 cigarros eletrônicos, 288 pomadas capilares sem registro e 106 quilos de alimentos.

O objetivo é prevenir riscos à saúde da população diante do aumento expressivo do consumo e da comercialização temporária de alimentos e bebidas durante o período festivo.

A Subsecretaria da Receita e da Coordenação de Fiscalização Tributária, realizou, entre os dias 12 e 18 de fevereiro de 2026, a Operação Carnaval 2026.

O foco foi o combate à sonegação fiscal e a consequente proteção do mercado interno. A ação ocorreu no feriado, com intensificação da fiscalização em rodovias, transportadoras, depósitos e áreas de grande circulação de mercadorias.

Durante a operação, foram retidas e/ou apreendidas diversas cargas que circulavam em desacordo com a legislação tributária vigente, entre as quais se destacam:

15 toneladas de frango congelado; 53.360 kg de graxa branca; 20 mil kg de produtos de higiene;

5.100 unidades de caixas de leite; 3.832 latas de cerveja; 228 garrafas de vinho; 156 garrafas de vodca; 1.800 garrafas de água mineral; 11 mil kg de produtos de limpeza; 8 mil kg de produtos alimentícios, além de outras cargas irregulares.

Sair da versão mobile