Ícone do site Misto Brasil

Nosso destino não pode ficar nas mãos de bilionários

Índia Cúpula sobre IA Sam Altman e Dario Amodei Misto Brasil

Cúpula de Impacto da IA ​​na Índia 2026 - Sam Altman e Dario Amodei se recusam a dar as mãos/Arquivo/Rede social

O constrangimento gerado por uma foto que ganhou o mundo, mostra que as bigs techs não devem ter a última palavra na tecnologia

Por Genésio Araújo Júnior – DF

Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia o povo. Enquanto no Brasil se discute sobre quem é mais corrupto, O Planalto, O Congresso ou STF, ou quem é mais feio, lulismo ou bolsonarismo, coisas mais importantes acontecem.

Trilhões de dólares são investidos na inteligência, que deixou de ser uma capacidade humana. Passou a ser um recurso que muda as cadeias econômicas.

Ouça o comentário do articulista logo abaixo

Se você não faltou a todas as aulas, a história não é mais só capital e trabalho. Os países eram medidos por capital, energia ou mão de obra, vivemos algo parecido como foi a primeira Revolução Industrial.

Lá em Nova Delhi, na Índia, a imagem que daria o Dario Amodei, que foi um dos fundadores do chatGPT, hoje, CEO da Anthropic, não dando as mãos a Sam Altman, CEO da Open Guy, dona do chatGPT, na foto com os chefes de estado, na cúpula internacional de inteligência artificial, revela que os destinos do Planeta não podem ficar nas mãos de bilionários.

Lula da Silva, em seu discurso, preferiu destacar a regulação dos algoritmos, mas o assuntoé mais que isso, a tal governança global que se exige é outra.

O Brasil não tem a tecnologia, mas temos recursos de sobra para entrar nesse novo espetáculo que a humanidade tem pela frente.

Uma coisa é certa: nosso destino não pode ficar nas mãos de bilionários que só pensam no lucro. 

https://mistobrasil.com/wp-content/uploads/2026/02/WhatsApp-Audio-2026-02-20-at-06.36.58.mp3?_=1
Sair da versão mobile