A cerimônia refletiu a controvérsia sobre Gaza. Alguns vencedores aproveitaram o palco para se manifestar em defesa da causa palestina
Por Misto Brasil – DF
O Urso de Ouro, principal prêmio do 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim, foi concedido neste sábado (21) ao drama político Yellow Letters (“Cartas Amarelas”), do diretor alemão Ilker Çatak.
Seu filme anterior, A Sala dos Professores, foi indicado ao Oscar em 2024.
A cerimônia refletiu a controvérsia sobre Gaza que marcou toda a edição deste ano. Alguns vencedores aproveitaram o palco para se manifestar em defesa da causa palestina, reagindo às declarações do presidente do júri, Wim Wenders, que havia provocado indignação ao tentar afastar o festival do debate sobre o conflito.
O segundo prêmio mais importante do festival, o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri, foi para Salvation (“Salvação”), de Emin Alper, outro retrato oportuno dos mecanismos por trás de assassinatos e massacres motivados politicamente. Em 2025, o brasileiro O Último Azul levou a honraria.
Estrelado por Tansu Bicer no papel de um dramaturgo e Ozgu Namal como uma atriz famosa, Yellow Letters acompanha o casal de artistas cujo relacionamento é posto à prova quando eles passam a ser alvo do Estado turco.
A alegoria sobre opressão autoritária se passa na Turquia contemporânea, mas foi filmada na Alemanha, com Berlim e Hamburgo assumindo os papéis de Ancara e Istambul.
Esta é a primeira vez em mais de 20 anos que um diretor alemão vence o prêmio mais importante do festival. A última vez foi em 2004, com Contra a Parede, de Fatih Akin.
Em mostras paralelas e prêmios independentes, três filmes brasileiros saíram vencedores.
Na mostra principal, outros dois filmes dirigidos por brasileiros disputavam o Urso de Ouro: Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, e Josephine, de Beth de Araújo. Os longas, contudo, são produções de fora do Brasil.
O filme brasileiro Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton e estrelado pelo ator Lázaro Ramos, conquistou as duas principais premiações da mostra Generation Kplus, competição paralela do Festival Internacional de Cinema de Berlim dedicada a filmes internacionais para o público jovem.
A produção levou o Urso de Cristal (Gläserner Bär) de Melhor Filme, concedido pelo Júri Infantil da Generation Kplus, e também o Grande Prêmio do Júri Internacional de Melhor Filme da competição paralela.
O longa Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha, de Janaína Marques, foi celebrado pelo júri de leitores do jornal alemão Tagesspiegel, que escolhe de forma independente o melhor filme exibido na seção Fórum do festival, dedicada a obras de caráter mais experimental. Ambos foram gravados no Ceará.
Por fim, a Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) premiou Narciso, do diretor Marcelo Martinessi. A associação avalia por meio de um júri independente filmes do programa de competição paralela. O longa foi o escolhido da seção Panorama, uma das mais tradicionais do festival.
