Sua saída ocorre depois que o ex -prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham que deve substituir Starmer, venceu uma eleição local
Por Misto Brasil – DF
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que deixará a liderança do Partido Trabalhista, mas permanecerá como primeiro-ministro interino até que um novo candidato seja eleito.
Após crescente pressão dentro do partido por uma mudança de liderança, Starmer iniciou o processo de elaboração de um cronograma para a transição de poder, informou a Euronews.
Sua saída ocorre depois que o ex -prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham , um dos favoritos para substituir Starmer, venceu uma eleição local e conquistou uma cadeira na Câmara dos Comuns.
“Todas as decisões que tomei foram pensando em colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que renunciarei à liderança do Partido Trabalhista“, disse Starmer, com a voz embargada, em um discurso emocionado em frente ao número 10 de Downing Street.
Starmer afirmou que o processo de escolha de um novo líder do Partido Trabalhista seria iniciado em julho e que ele permaneceria como primeiro-ministro até que seu sucessor fosse escolhido, o que levaria à posse em setembro.
O líder do Reform UK, Nigel Farage, exigiu uma vaga nas eleições gerais no X: “Se o Partido Trabalhista pensa que pode colocar outro político profissional no número 10 de Downing Street, está muito enganado”.
O ex-eurodeputado afirmou que o Reform UK “exige eleições e estamos prontos para promover mudanças radicais“.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou Starmer por reforçar a segurança “europeia”.
“Muitos líderes levam anos para se tornarem o estadista que você se tornou em apenas dois anos. A segurança europeia e ucraniana está mais forte graças a você. Obrigada, querido Keir”, publicou von der Leyen online.
