A Exergia Brasil, empresa que tem como sócio o sobrinho de Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos, é uma das várias companhias terceirizadas contratadas pela Odebrecht.
A empreiteira começou a atuar com muita força em Angola a partir de 2009, na construção da Hidrelétrica de Laúca nos trabalhos civis e eletromecânicos e na Hidrelétrica de Cambambe.
A Odebrecht foi contratada pela estatal angolana Empresa Nacional de Eletricidade para realizar três obras em Cambambe. O governo local projetou fazer um complexo hidrelétrico de Cambambe, que inclui o rio Kwanza.
São empresas associadas à Odebrecht neste projeto a também brasileira Engevix, a francesa Alstom e a alemã Voith Hydro. As duas primeiras investigadas na Operação Lava Jato.
O estudo de viabilidade de Laúca, a central mais potente a ser construída no Rio Kwanza, foi realizada pela brasileira Intertechne.
A própria Odebrecht responde pelo projeto Águas de Luanda, cujo componente central é a capacitação de águas do rio Kwanza para tratamento e distribuição na região metropolitana.