Jarbas Vasconcelos propõe cláusula de desempenho e fim de coligações

O deputado federal pelo PMDB de Pernambuco, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, disse ao Misto Brasília que se vive um “momento muito crucial para a vida brasileira”.Jarbas é apontado como um candidato potencial para a presidência da Câmara, caso o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja cassado pelo plenário.

Assista o vídeo ao lado

“Essa onda pode passar no segundo semestre. A eleição municipal pode ajudar, porque não há uma discussão nacional sobre eleição municipal. Enquanto isso, é preciso ter um novo presidente que tenha um entendimento amplo com todos os partidos”.

Para que a crise comece a passar, segundo Vasconcelos, os deputados na Câmara tem que ter um entendimento para cassar mandato do deputado Eduardo Cunha, “tirá-lo da presidência da Casa” e escolher uma pessoa que possa fazer um o mandato tampão com honestidade. Se isto não ocorrer, “teremos um segundo semestre pior do que esse que está terminando agora”.

“Na área política teríamos que racionar em duas medidas para reduzir à metade o número de partidos políticos. Uma, estabelecer uma cláusula de desempenho. O partido só pode ter representação na Câmara se alcançar 5%. A outra é acabar com a coligação e eleição proporcional. O que é isso: votar em José e eleger Manoel. Implantando essas duas medidas, a gente reduz de 34 para 10 a 12 partidos.”

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas