Dentro de um mês, provavelmente, dependendo da agenda do Congresso Nacional, será votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A LDO orienta a aplicação dos recursos do Orçamento da União do próximo ano, incluindo o custeio da máquina pública e os salários dos servidores.
É neste capítulo da LDO que há uma exigência a ser discutido pelos parlamentares nos próximos dias. É que há a obrigatoriedade de contratação de 30 mil pessoas para preencher as vagas de concursos lançados até o fim do ano, a fim de substituir os aposentados. A Comissão Mista do Orçamento aprovou ontem o dispositivo.
A imposição foi colocada pelo relator da LDO, senador Wellington Fagundes (PR-MT) e segundo o jornalista Vicente Nunes, o senador ressalta que, apesar da contrariedade da equipe econômica, será necessário recompor áreas importantes, nas quais as aposentadorias serão muito frequentes nos próximos anos.
Quando encaminhou o projeto da LDO para o Congresso, no entanto, o Ministério do Planejamento assegurou que não estava prevista a realização de concursos em 2017.