A Polícia Federal da Paraíba efetuou prisão preventiva de Illana Motta, mãe do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) nesta sexta-feira (9).
Também determinou o afastamento do cargo de prefeita de Patos, a avó do deputado, Francisca Motta. Illana é chefe de gabinete da prefeita.
A Operação Veiculação investiga fraudes que envolvem mais de R$ 11 milhões em recursos aplicados em ações dos Programas de Transporte Escolar (PNATE), Fundeb, Pró-Jovem Trabalhador e Bloco de Média e Alta Complexidade (Saúde).
Com foco ainda em procedimentos licitatórios e superfaturamento de contratos de serviços de locação de veículos. Na alça da mira da PF estão ainda contratos firmados pelas prefeituras municipais de Patos, Emas e São José de Espinharas.
Juntamente com Ministério Público Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União são cumpridos 8 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão e afastamento de funções públicas de sete envolvidos, sendo quatro secretários municipais, além dos três prefeitos. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).
O deputado peemedebista foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras na Câmara e é alidado de primeira hora do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).