O presidente Michel Temer substituiu nesta sexta-feira (9) o advogado-geral da União, Fábio Medina Osório pela advogada Grace Maria Fernandes Mendonça, servidora da Advocacia-Geral da União (AGU).
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou na quinta-feira, durante uma discussão, que Osório seria demitido. O motivo é que Padilha estaria irritado com a atuação da AGU na Operação Lava Jato.
A ameaça provocou a reação do então advogado-geral da União, que teria afirmado que quem demitiria seria Michel Temer.
Segundo o colunista Lauro Jardim, o pomo da discórdia seria em torno da Lava Jato. Padilha reclamou com o advogado-geral da atuação da AGU na operação, afirmando que, ao envolver a AGU na Lava-Jato, Medina Osório poderia levar “problemas para o governo”.
Fábio Osório Medina é o quarto ministro a ser demitido no governo Temer, depois de Romero Jucá (Planejamento), Fabiano Silveira (Transparência), e Henrique Eduardo Alves (Turismo) em menos de quatro meses. Vale lembrar que Temer assumiu a interinidade no dia 13 de maio.
Nota da Presidência da República
“O presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União, a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão.
O presidente agradece os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo”