Os cientistas Adrià López Baucells (espanhol) e o português Ricardo Rocha criado em parceria com mais quatro colegas, entre eles o brasileiro Euricvo Bernard, da Universidade Federal de Pertnambuco, criaram o primeiro Guia de Campo dos Morcegos da Amazônia.
O novo livro tem 168 espécies de várias famílias. “Tentamos imaginar uma chave para quem nunca tinha mexido com morcegos”, explica Adrià López Baucells. “Queríamos uma coisa fácil de usar.”
O projeto é um apêndice de uma pesquisa que o grupo realiza numa estação experimental da floresta Amazônica, a cerca de 100 quilômetros de Manaus. O objetivo é comparar os padrões de extinção dos morcegos numa área desmatada e outra ainda com floresta virgem.
O guia nasceu por causa da falta de informação sobre estes mamíferos voadores. Muitas espécies insectívoras emitem ultrassons, o que lhes permite caçar os insetos.
“Há muitas espécies por descobrir”, diz Adrià López Baucells, ao telefone, na fase final de conclusão dos textos da tese de doutoramento. (Com o Publico)