O projeto de lei do desmatamento zero pode ser consultado na plataforma de consulta pública da Câmara dos Deputados. A proposta teve o apoio de 1,4 milhão de pessoas e propõe o fim do desmatamento de florestas no Brasil.
Pela plataforma é possível curtir os artigos e sugerir novas redações e interpretações. Para participar basta fazer um cadastro, é muito fácil e rápido.
Parte destas sugestões e avaliações pode ser levada em conta pelo relator designado na Comissão de Legislação Participativa (CLP), Fábio Ramalho (PMDB-MG), responsável por analisar a matéria e redigir um texto nos padrões legislativos, para que o processo possa seguir em tramitação. A consulta ainda não tem data para encerrar.
De acordo com o Grenpeace, o desmatamento de florestas ainda é um grave problema. Foram perdidos em torno de 5 mil km2 da Amazônia todos os anos.
O desmatamento responde, ainda, por cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil, o que torna o Desmatamento Zero, além de importante para a biodiversidade, necessário no combate às mudanças climáticas.