Empresário entrega Renan Calheiros em delação

Compartilhe:

O empresário e advogado Felipe Rocha Parente, fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Suas informações pegam em cheio o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o terceiro homem na sucessão presidencial.

Ele apresentou cinco anexos e num deles, Parente conta que entregava propinas para a cúpula do PMDB. Eram fruto de dinheiro desviado da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Suspeita-se que estas propinas chegaram a R$ 100 milhões.

A denúncia publicada na Veja diz que entre os beneficiários das propinas, estão Renan Calheiros e seu colega de Senado Jader Barbalho, do PMDB do Pará.

As revelações estariam no despacho do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, responsável pelas operações da Lava Jato naquela Corte. Em maio passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que decretasse a prisão de Renan Calheiros, do senador e então ministro do Planejamento Romero Jucá e do ex-presidente da República José Sarney.

Os três peixões graúdos do PMDB haviam sido gravados por Sérgio Machado, que comandou a Transpetro durante 12 anos por indicação da cúpula peemedebista. As prisões pedidas por Janot foram rejeitadas pelo Supremo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Oportunidades

DF e Entorno





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas