Governadores querem reajuste no Fundo dos Estados

Compartilhe:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu aos governadores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste que levará uma pauta de votação de propostas a fim de combater a crise fiscal aos líderes partidários da Casa e para o Palácio do Planalto.

Calheiros se reuniu nesta terça-feira (4) com os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), do Acre; Tião Viana (PT), do Piauí, Wellington Dias (PT); e do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).

Os governadores pleiteiam o aumento do porcentual do Fundo de Participação dos Estados, que hoje encontra-se em 21,5%.

No gabinete do presidente do Senado a demanda dos governadores passou pelo apoio de Calheiros para aprovar com alterações o projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União.

A principal crítica dos governadores é que a matéria, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, privilegia eminentemente Estados e municípios da região Sudeste.

“Praticamente todos os Estados estão com muita dificuldade para o pagamento da folha salarial em dia, com consequências graves nos Estados e estamos buscando o apoio do Senado para amenizar essa situação”, afirmou Rollemberg à saída da reunião. 

Ficou definido que Rollemberg será representante dos governadores na reunião de líderes, convocada por Renan Calheiros, para definir uma pauta que atenda as necessidades dos estados.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas