O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu aos governadores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste que levará uma pauta de votação de propostas a fim de combater a crise fiscal aos líderes partidários da Casa e para o Palácio do Planalto.
Calheiros se reuniu nesta terça-feira (4) com os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), do Acre; Tião Viana (PT), do Piauí, Wellington Dias (PT); e do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).
Os governadores pleiteiam o aumento do porcentual do Fundo de Participação dos Estados, que hoje encontra-se em 21,5%.
No gabinete do presidente do Senado a demanda dos governadores passou pelo apoio de Calheiros para aprovar com alterações o projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União.
A principal crítica dos governadores é que a matéria, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, privilegia eminentemente Estados e municípios da região Sudeste.
“Praticamente todos os Estados estão com muita dificuldade para o pagamento da folha salarial em dia, com consequências graves nos Estados e estamos buscando o apoio do Senado para amenizar essa situação”, afirmou Rollemberg à saída da reunião.
Ficou definido que Rollemberg será representante dos governadores na reunião de líderes, convocada por Renan Calheiros, para definir uma pauta que atenda as necessidades dos estados.