O brasileiro François Patrick Nogueira Gouveia, 20 anos, é acusado pela Guarda Civil e pelo Ministério do Interior da Espanha de matar e esquartejar o tio Marcos Nogueira, a mulher dele, Janaína Santos Américo, ambos de 30 anos, e os dois filhos do casal, de 1 e 4 anos, na cidade de Pioz, nas proximidades de Madri.
O caso, que chocou a Espanha, é considerado um dos mais brutais registrados na Espanha.
Os investigadores espanhóis lamentaram que o acusado tenha sido interrogado pela polícia brasileira na Paraíba e liberado, apesar da ordem de busca e captura internacional expedida no dia 22 de setembro.
A Polícia Federal do Brasil diz que é preciso primeiro abrir um inquérito no Brasil e verificar as provas colhidas pelos espanhóis para depois decidir sobre a prisão ou não do suspeito.
A polícia disse que as vítimas eram “uma família normal e trabalhadora que, como outras tantas, viviam com os recursos que tinham”. Ele assegurou que o casal não tinha nenhum envolvimento com o crime organizado, como se chegou a especular.
O irmão do tio morto, Walfran Campos, está na Espanha acompanhando as investigações e tenta arrecadar fundos para repatriar os corpos dos quatro familiares para o Brasil. (Com a BBC)