O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o indiciamento do ex-presidente Lula da Silva pela Polícia Federal por suspeita de corrupção “comprova que há uma perseguição”.
“Essa nova investida contra o ex-presidente Lula comprova o que temos dito. Em nome do combate à corrupção, que a população se preocupa com razão, se faz uma cruzada seletiva contra um partido e a maior liderança popular do país”.
O ex-presidente é acusado de receber parte de uma propina de R$ 20 milhões que teria sido paga pela empreiteira Odebrecht à Exergia. A empresa pertence a Taiguara Rodrigues, que o ex-presidente trata como sobrinho.
Sua empresa Exergia fechou um contrato de prestação de serviços para a empreiteira naquele ano no valor de R$ 3,5 milhões. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente, já falecida.
Morador de Santos, no litoral paulista, Taiguara atuava no ramo de fechamento de varandas e viajou para Angola para começar seus negócios naquele país em 2007.