O ator norte-americano Ben Stiller revelou que há anos conviveu com câncer de próstata, mas se recuperou porque os médicos detectaram a tempo a partir de uma revisão de rotina.
A estrela de Hollywood de 50 anos assegurou que decidiu falar sobre a sua experiência porque está convencido de que a droga anticancerígena prostático específico, conhedida como PSA, “salvou a minha vida”.
“Agora, a cada seis meses me submeto a um teste para garantir que estou bem”, afirmou o protagonista de “Zoolander”, ao lembrar que o câncer de próstata é o segundo mais mortal, mas também que pode ser curado se detectado a tempo.
Stiller contou que quando recebeu o primeiro diagnóstico, com 48 anos, se pôs a buscar na internet para “aprender algo” e, como o amigo Robert De Niro, que também teve câncer de próstata em 2003, buscou ajuda médica.
O que é – Antígeno prostático específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.