PF deflagra operação no Maranhão contra fraudes no SUS

Compartilhe:

A Polícia Federal e o Ministério da Transparência deflagraram na manhã desta quinta-feira (6) duas fases simultaneas (a segunda e a terceira) da Operação Sermão dos Peixes em desvio de dinheiro do Sistema Único da Saúde (SUS).

Pelo menos 60 policiais federais cumprem 32 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, 12 de condução coercitiva e 17 de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de bens a apreensão e sequestro de um avião no valor de R$ 2 milhões. Os mandados são cumpridos em São Luís (MA), Imperatriz (MA), Araguaína (MA), Palmas (TO) e Arenópolis (TO).

Nos mandados de condução coercitiva, figura um em especial. Trata-se do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, cunhado da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). A PF informou que Murad utilizou modelo de tercerização da saúde pública estadual.

Segundo a PF, ao passar a atividade para entes privados – seja em forma de Organização Social (OS) ou Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – ele teria fugido dos controles da Lei de Licitação, empregando profissinais sem concurso público e contratando empresas sem licitação.

Em nota, Murad negou as informações sobre desvios bilionários durante participação na secretaria.A investigação decorre da suspeita de desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde destinados ao (SUS) no estado do Maranhão.

Na “visita” da PF à casa de Murad, Olho D’água, foram apreendidas obras de arte entre outros objetos por agentes. Foi utilizada uma van para transportar. A PF agendou coletiva à imprensa às 15 horas.   

A segunda fase, denominada de Operação Abscôndito, investiga a destruição e ocultação de provas, incluindo a venda suspeita de uma aeronave objeto de decisão judicial, após o possível vazamento da Operação Sermão aos Peixe, no dia 16 de novembro de 2015.

Enquanto a terceira fase da Operação, Voadores, apurou o desvio de cerca de R$ 36 milhões através do desconto de cheques e posterior depósito nas contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos envolvidos, incluindo o saque de contas de Hospitais.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas