Texto de Leandro Mazzini
Os caças Sukhoi, da Venezuela, invadiram o espaço aéreo brasileiro no estado de Roraima. A Força Aérea Brasileira mandou dois AMX, mas são só de apoio operacional. O Brasil não tem caça de combate.
Oficialmente a FAB não confirma, mas também não desmente. E as fontes são do esquadrão Escorpião, da base aérea da região, oficiais gabaritados e experientes, garantem que aconteceu a invasão.
O F5 está sucata. Os Mirage no ferro-velho. Lembro que a Venezuela não apoia o atual governo e o chama de golpista. E que a Venezuela informou ao Brasil que foi um incidente. Mais mistério: site da FAB caiu, fora do ar, e força utiliza sistema paralelo.
A FAB mandou mais 5 AMX para a fronteira nesta quinta e dois C-130 com tropas, contingente inédito para o local. A Aeronáutica costuma informar com antecedência operações de treinamento assim, o que não ocorreu desta vez.
E não, não há guerra alguma. É apenas uma demonstração de força no contraponto brasileiro, embora os Sukhoi sejam muito superiores. (Leandro Mazzini é da Coluna Esplanada)