A AT&T informou que fechou acordo para comprar a Time Warner Inc por 85,4 bilhões de dólares, o movimento mais ousado feito por uma empresa de telecomunicações para adquirir conteúdo e atrair o número crescente de espectadores online.
O maior negócio do mundo já feito neste ano, se aprovado pelos órgãos reguladores, dará à AT&T o controle dos canais de TV a cabo HBO e CNN, o estúdio de cinema Warner Bros e outros meios de comunicação cobiçados. O negócio provavelmente enfrentará intensa avaliação dos agentes antitruste dos Estados Unidos, preocupados se a AT&T poderia tentar limitar a distribuição de material da Time Warner.
A AT&T pagará 107,50 dólares por ação da Time Warner, metade em dinheiro e metade em ações, no valor de 85,4 bilhões de dólares, de acordo com comunicado da empresa. AT&T informou que espera concluir o processo até o final de 2017.
A AT&T, cujos principais serviços de telefonia sem fio e de banda larga mostram sinais de desaceleração no crescimento, já fez movimentos para se transformar em uma potência da mídia ao comprar, no ano passado, a provedora de TV por satélite DirecTV por 48,5 bilhões de dólares.
Além disso, em 2014 formou a Otter Media, uma joint-venture com o Grupo Chernin, para investir em empresas de mídia e também lançou serviços de streaming para vídeos.
A Time Warner é uma grande potência em filmes, televisão e vídeo games. Seus ativos incluem as redes HBO, CNN, TBS e TNT, bem como o estúdio de cinema Warner Bros, produtora das franquias de filmes “Batman” e “Harry Potter”. (Do site da Reuters)