João Costa Ribeiro Neto é filho do suplente de senador João Costa Filho. É professor com dedicação exclusiva na Universidade de Brasil, foi orientado pelo ministro Gilmar Mendes no mestrado em Direito e seria o responsável pela tese de fatiamento do impeachment, que a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) levou ao ministro Ricardo Lewandowski e que, mais tarde acabou aprovada no plenário do Senado Federal.
Neto tem conceito no meio, mas também provocou polêmica ao virar procurador da República a partir de decisões judiciais proferidas pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes. A notícia é da coluna Radar, da Veja.
O juiz teria determinado que Neto fizesse as provas orais, embora ele não tenha passado nas provas escritas do concurso público. A outra decisão assegurou que o advogado assumisse como procurador nesta segunda-feira.
As decisões causam ainda mais barulho porque o juiz Renaud é investigado e responde a processo na Justiça por suposto desvio milionário de recursos e fraudes em empréstimos de uma associação de juízes com uma fundação habitacional.