O Canadá se firma como uma alternativa para brasileiros que buscam emigrar – e há sinais de que a procura pelo país poderá se intensificar após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
A BBC informou que consultores especializados em imigração relatam um aumento no interesse pelo Canadá desde a eleição do americano, enquanto aspirantes a migrantes se dizem atraídos por suas políticas para atrair profissionais estrangeiros e possibilidades de regularização.
Mesmo antes da vitória de Trump, a migração brasileira para o Canadá já estava em alta. Segundo a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), 92,4 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente no Canadá entre janeiro e setembro de 2016, e quase 90% das solicitações foram aprovadas.
O número é 10% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior e sobe pelo terceiro ano seguido.
Nos últimos seis anos, brasileiros fizeram 549,5 mil pedidos de residência temporária no Canadá. Hoje brasileiros são a quarta nacionalidade que mais solicitam essa permissão, atrás de chineses, indianos e mexicanos.
Os pedidos de residência temporária de todas as nacionalidades somaram 2 milhões entre janeiro e setembro de 2016, alta de 13% em relação ao mesmo período de 2015 e sinal de que o Canadá se consolida como um destino global de imigrantes.