Na primeira reunião de líderes do Senado, o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), saiu otimista de que a sabatina no plenário do Senado do indicado a substituir o ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal, o ministro da Justiça licenciado por 30 dias, Alexandre de Moraes, ocorra nas próximas três semanas.
Durante a reunião inaugural, no comando do Senado, Eunício também solicitou que os partidos encaminhem nesta terça-feira (7) à Mesa Diretora os nomes dos senadores que vão comandar as comissões permanentes da Casa. Vale lembrar que as escolhas das presidências das comissões é baseada na dimensão das bancadas. Eunício enfatizou que seguirá o regimento plenamente.
Ouça entrevista coletiva de Eunício na Sessão Áudio ao lado.
De acordo com o rito do Senado, é preciso primeiramente definir o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por sabatinar Moraes, será possível marcar a data. Eunício estima que a CCJ seja instalada já nesta quarta (8).
Segundo Eunício, uma vez instalada CCJ nesta quarta-feira (8), “o presidente tem condição de distribuir a matéria para o relator. O relator tem condições de ler na outra semana e, lido, é dada vista coletiva e, na outra quarta, já pode acontecer a sabatina”.