“Paz Paz Paz”, “#PAZnoES”, #ESpedesocorro

Compartilhe:

Texto de Stefane Rodrigues 

Em meio a dias de caos vividos pela população do Espírito Santo em decorrência do aquartelamento feito por mulheres de policiais militares, e que em algumas cidades ainda acontece, totalizando 17 dias, há aquelas pessoas que acreditam que o nome do estado volte a fazer sentido.

Na noite do último dia (8), um carro passou tocando a música “Imagine”, de John Lennon, e projetando nos prédios a #SemMedo por dois bairros da capital. 

Até mesmo a bandeira do ES, que leva a frase “Trabalha e Confia” com as cores que remetem às vestes de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, teve por alguns dias “PAZ PAZ PAZ”, “#PAZnoES”, #ESpedesocorro. 

Tipicamente religioso, o lema original foi tirado de uma frase de Inácio de Loyola, fundador da ordem dos jesuítas, que diz: “Trabalha como se tudo dependesse de ti, e confia como se tudo dependesse de Deus”. 

Em meio à crise, piadas e cenas inusitadas viralizaram nas redes. Quem deu as caras foi o “Homem-Aranha” de Colatina, no centro do Estado. Fantasiado do super-herói, um indivíduo chamou atenção ao percorrer as ruas centrais da cidade oferecendo ajuda. O reforço também foi de “peso” com o Batman, já é bem conhecido pela população, fazendo “ronda” no seu batmóvel. 

Já no dia 12, moradores de Vitória participaram da Caminhada pela Paz, na orla da Praia de Camburi. Com cartazes, camisas e balões brancos, os capixabas pediam o retorno à normalidade após nove dias de paralisação dos policiais militares, que aconteceu de forma gradativa. 

Mas logo no início da manhã da última quinta-feira (16), o ministro da Defesa, Raul Jungmann recebeu, via WhatsApp, uma carta redigida por uma criança de apenas 11 anos.  Morador de Nova Canaã, município de Cariacica, na Grande Vitória, Jhonattan Silva de Lima deixou muita gente emocionada, inclusive o próprio ministro e todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nos desdobramentos das negociações entre Governo (estadual e federal), Parlamento e a sociedade civil. 

Em um vídeo de apenas 56 segundos, o aluno do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Paschoal de Oliveira, agradeceu às Forças Armadas por restabelecer a paz na região. E disse ter um sonho: de tornar-se integrante do Corpo de Bombeiros militar do estado. 

Uma das leituras que podemos fazer a partir do sonho desse pequeno, mas tão grande garoto é de que a imagem tanto de policiais e bombeiros militares que ficou manchada por conta do movimento, ainda cabe nos sonhos de muitas crianças e jovens que se preparam para ingressar na carreira militar. 

Então, devemos continuar com o coro de que o governo estadual dialogue com a PM e resolva da melhor forma possível, esta que é uma das piores crises de segurança pública no estado e já totalizou 173 mortos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas