A afirmação de que Alexandre de Moraes teria dito que iria erradicar a maconha da América do Sul foi um boato de internet. Quem assegurou foi o próprio postulante em sabatina para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, antes do crivo do plenário da Casa.
Assista ao vivo. Acesse na capa a Seção TVs Públicas. Clique na TV Senado
Moraes repetiu fórmula de especialistas para combater o crime organizado. “Com investimento em inteligência e rastreando dinheiro. É necessário ter uma distinção conceitual clara entre usuário e traficante”, acresceu ele.
Moraes afirmou que tipificar o usuário como pequeno traficante levou à lotação de cadeias. No entanto, os traficantes principais continuam em liberdade. Ele ainda observaou que “o Brasil prende muito, mas prende mal”. Em relação às mulheres envolvidas em tráfico de pequenas porções de droga, desde que com filhos de até 12 anos e não ligadas a organizações criminosas, defendeu que tenham penas restritivas de prestação de serviço.
Pelo andar da carroagem, a estimativa é de que a sabatina de Moraes supere as 12 horas verificadas quando houve a análise do ministro do STF, Edson Fachin.


