Desemprego cresce e chega a 13 milhões de brasileiros

Compartilhe:

O Brasil tem hoje cerca de 13 milhões de cidadãos desempregados. Isso porque a taxa de desemprego do Brasil saltou a 12,6% no trimestre encerrado em janeiro devido ao aumento significativo em decorrência do quadro recessivo da economia. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta sexta-feira (24) revela que a taxa avançou pela terceira vez seguida depois de ter ficado em 12% no quarto trimestre. Assim alcança o maior nível da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são reflexos da retração econômica do País que interfere na renda do trabalhador. E principalmente quanto se compara com a taxa de 9,5% de desemprego no mesmo período de 2016, sinal de que o mercado de trabalho ainda deve demorar para se recuperar.

“As pessoas estão indo procurar trabalho por uma questão clara de necessidade. É um questão de sobrevivência. Por isso a procura não para de crescer”, ressaltou o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta semana que todas as medidas tomadas pela equipe econômica terão resultado no índice de emprego mais no longo prazo. A estimativa é de que estabilidade do emprego será alcançada no final do segundo semestre. E depois caminhará para um crescimento também lento, de acordo com as previsões do governo federal.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas