A Nova Zelândia censurou a série da Netflix 13 Reasons Why (Os 13 Porquês), que conta a história de uma jovem que relata os 13 motivos que a levaram a cometer suicídio. A orientação do governo neozelandês é de que apenas maiores de 18 anos possam assistir à série, já os menores de idade devem estar acompanhados de seus responsáveis.
O país carrega a triste estatística de ter maior número de adolescentes suicídas, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico. De acordo com os números, dois jovens tiram suas próprias vidas por semana.
Em resposta ao governo da nova Zelândia, o porta-voz da Netflix disse que a empresa trabalhou com especialistas para saber a melhor forma de lidar com assuntos tão polêmicos: “Nós adicionamos avisos nos três episódios com cenas mais gráficas, um making of “Além dos porquês” que se aprofunda nos temas citas e criamos um- site global aqui– para orientar as pessoas em busca de ajuda em seus países.”
Os efeitos colaterais da série já podem ser observados. O Centro de Valorização à Vida – CVV revelou que o número de pedidos de ajuda aumentou desde o lançamento da série. Para quem não sabe, o atendimento no CVV é anônimo e disponível através de várias mídias, como o telefone 141.