Colapso da máquina pública

Compartilhe:

Nas últimas semanas as polícias Federal e Rodoviária Federal deram os primeiros sinais de que a máquina pública está perto de um colapso.

Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Defesa já avisaram aos seus superiores que as contas não deverão fechar nos próximos meses. 

Na Previdência Social, metade dos postos de atendimento do INSS podem fechar. Será um impacto direto no atendimento a aposentados e pensionistas do Brasil inteiro.

Os horários de expediente de algumas unidades das Forças Armadas passarão por mudanças. Queixas semelhantes são ouvidas nas áreas de Educação, Cultura e Ciência. Essas duas últimas registraram neste ano seus menores orçamentos nos últimos dez anos.

Para o diretor da Consultoria de Orçamento Fiscalização e Financeira da Câmara, Ricardo Alberto Volpe, e para o diretor da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, os aumentos dos gastos com Previdência e pessoal obrigaram o governo a cortar despesas em outras áreas, registra o E Pais.

Nos próximos meses e até o ano que vem, a tendência é que a maioria dos órgãos públicos registre problemas semelhantes. Com as despesas aumentando e a receita diminuindo (queda de 1,7% neste ano enquanto a economia não reage para deixar a recessão), a expectativa entre analistas é que a gestão Michel Temer (PMDB) passe a lidar com seguidos anúncios de paralisação de serviços.

Se fosse um governo com relativo apoio popular ou político, poderia até sinalizar com reajuste de impostos a curto prazo. Dificilmente o fará, já que corre sério risco de cair por causa da denúncia pelo crime de corrupção que será avaliada na Câmara.

As ameaças de debandada do PSDB da base aliada e a alternativa Rodrigo Maia como novo presidente-tampão em uma curva ascendente entre políticos e no mercado financeiro mostra que, além de fiscal, a paralisia é também política.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas