O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) lançam o livro “Quelônios Amazônicos: guia de identificação e distribuição”, com informações atualizadas sobre taxonomia, biologia, ecologia, ameaças e distribuição das espécies.
Os quelônios são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados do mundo por serem altamente vulneráveis a impactos humanos, principalmente pelo comércio em grande escala.
O livro possui mapas de distribuição e de áreas ambientais adequadas à ocorrência de cada uma das 18 espécies da Amazônia, chave taxonômica para auxiliar na identificação de indivíduos jovens e adultos e imagens em tamanho real dos ovos.
Na Amazônia, as espécies de quelônios também são altamente vulneráveis devido à cultura de consumo de ovos e carne dessas espécies, como da tartaruga e do tracajá. Além do consumo, os quelônios são ameaçados pela perda de habitat ocasionada pelo desmatamento, construção de hidrelétricas e mineração. (Do Ministério da Ciência e Tecnologia)


