“Diploma” dado a Lula por universidade tem erros de português

Compartilhe:

O diploma entregue ao ex-presidente Lula da Silva pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem dois graves erros de português.

O primeiro erro é a vírgula que separa o sujeito e predicado: “A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa”. 

O segundo erro aparece já no final. Assinam o documento os “dicentes da UFRB”. Neste caso, há duas explicações possíveis: a primeira é que a palavra se refira aos estudantes (discentes). A segunda, menos provável, é que a menção seja aos professores (docentes).

De uma forma ou de outra, registra Gabriel de Arruda Castro, da Gazeta do Povo, a UFRB nega que esta tenha sido uma homenagem oficial: “A UFRB não entregou nenhum diploma ao ex-presidente”, diz nota. A assinatura do reitor Silvio Soglia não aparece no documento. Por isso, o mais provável é que o diploma compartilhado pelo sociólogo Emir Sader seja uma homenagem informal ao ex-presidente.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas