A cúpula do PSDB fez juras de amor “até o final do ano” para o governo Michel Temer. Após uma reunião onde se lavou muita roupa suja, os senadores Aécio Neves (MG) e Tasso Jereissati (CE) prometeram acertar os ponteiros, mas isso não quer dizer que o Palácio do Planalto não terá sobressaltos neste tempo.
O primeiro deles veio logo após os tucanos “reratificaram” o apoio ao governo, pelas mãos do líder da bancada do PSDB na Câmara, Ricardo Trípoli (SP). Ele protocolou na Presidência da República um pedido para revogação do decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca).
A polêmica ganhou contornos ambientalistas e se agrava agora com este pedido. Para Michel Temer, no entanto, a questão é estratégica. E como informou o Misto Brasília, o presidente leva na bagagem uma sugestão de proposta para exploração pelos chineses na viagem que fará na próxima semana àquele país asiático.
Para Trípoli, a extinção da reserva é grave e fere princípios da Constituição Federal, porque na área existem unidades de conservação ambiental, onde são proibidas atividades de mineração e outras. O deputado argumenta que a exploração mineral na área da reserva “trará como consequência o adensamento populacional da área”, que pode comprometer futuramente a proteção da área.

