Merkel leva a melhor no duelo com Schulz

Compartilhe:

A chanceler federal, Angela Merkel, e seu concorrente social-democrata Martin Schulz realizaram na noite deste domingo (03) o primeiro – e único – debate da campanha eleitoral. Dois terços do encontro de 97 minutos foram dominados por questões que vem gerando controvérsia na Alemanha nos últimos anos: imigração, refugiados, islã e as negociações para a entrada da Turquia na União Europeia. 

Os olhos de boa parte do eleitorado estavam voltados para Schulz, que nas últimas semanas adotou uma posição mais acusatória e esperava usar o debate para contornar sua desvantagem nas pesquisas, que mostram seu partido, o SPD, até 17 pontos percentuais da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel. O debate ocorreu a três semanas da eleição, prevista para o dia 24 de setembro. 

Pesquisas de canais de TV realizadas após o debate mostraram que Merkel venceu o duelo. Segundo o telejornal Tagesschau, 55% dos entrevistados disseram que Merkel foi mais convincente, contra 35% que apontaram Schulz como o vencedor. Ela também se saiu melhor entre os eleitores indecisos, com 48% deles apontando que a chanceler se saiu melhor, contra 36% que apontaram uma melhor performance de Schulz.

Um levantamento da rede alemã ZDF, no entanto, mostrou uma vantagem mais apertada de Merkel, que apareceu com 32%, contra 29% de Schulz. Outros 39% afirmaram que não enxergaram diferenças entre o desempenho dos candidatos. (Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas