Em meio a tensões, chefe de governo fala em independência

Compartilhe:

O chefe do governo regional catalão no domingo abriu a porta para uma possível declaração de independência da Catalunha, depois de um dia de tensões na região do nordeste da Espanha, onde a polícia foi acionada para frustrar a votação sobre a independência. Atualizado às 20h14

O Governo da Catalunha informou que 90% dos eleitores votaram “sim” pela independência da região e 7,8% votaram “não”. Os dados foram apresentados pelo porta-voz da Generalitat (governo catalão), Jordi Turull. No total, 2.262.424 pessoas votaram no referendo realizado neste domingo (1º).

 “Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um Estado independente sob a forma de uma república”, disse Carles Puigdemont em um pronunciamento televisionado, cercado por membros de seu governo.

“O meu governo, nos próximos dias, enviará os resultados do voto de hoje ao Parlamento da Catalunha, onde reside a soberania do nosso povo, para que possa agir de acordo com a lei do referendo”, disse ele.

A lei do referendo prevê uma declaração unilateral de independência pelo Parlamento Regional da Catalunha se a maioria votar para deixar a Espanha. (Fotos do site E-noticies e informações da Reuters)

El Govern eleva a 761 el número de heridos

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas