Terminaram neste domingo (19) as disputas nas modalidades individuais da etapa brasiliense dos Jogos Escolares da Juventude 2017. A capital federal recebe cerca de 4 mil pessoas das 27 unidades da Federação. A equipe brasiliense tem 190 pessoas, das quais 162 são atletas que representam 1.360 escolas, entre públicas e particulares.
As competições dos quatro esportes coletivos — basquete, handebol, futsal e vôlei — começam nesta terça-feira (21). Até sábado (25), elas ocorrem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e em mais 14 espaços — outras áreas do governo local, clubes esportivos, escolas e uma universidade particulares.
O aluno-atleta brasiliense Antônio Carlos Zandonaib, 15 anos, conquistou o terceiro lugar no torneio masculino. Ele estuda no Colégio Militar de Brasília e está entre os mais novos da categoria de 15 a 17 anos. “É um evento maravilhoso, e é muito bom conhecer pessoas de outras partes do Brasil.”
Maria Vitoria Aguiar, 16 anos, de Brasília, competiu pela última vez, já que completa 17 em dezembro. Isso, segundo ela, aumentou a pressão, além do fato de jogar em casa [Brasília]. “Achei mais complicado”, resumiu a garota.