Siemens acusada de participar de cartel em Brasília

Compartilhe:

Em março do ano passado, o Conselho de Administração Econômica publicou uma nota onde afirmou que a Siemens Ltda fazia parte de um acordo de leniência, que deu origem a uma investigação sobre suposto cartel no mercado metroviário brasileiro. A nota era uma modificação de uma primeira manifestação do Cade, publicada um ano antes.

Na segunda-feira, o Ministério Público do Distrito Federal ajuizou ação civil pública contra a empresa, porque ela se recusou a fazer m termo de ajustamento de conduta. A Siemens teria participado de um cartel para fraudar licitação para a contratação dos serviços de manutenção do sistema metroviário do Distrito Federal.

O Ministério Público requer a reparação dos danos materiais e morais coletivos, no valor de quase de R$ 240 milhões, pelos atos ilícitos praticados pela empresa. Nesta ação, o MP pede a condenação da Siemens ao pagamento de R$ 119.537.045,41 por danos materiais, valor equivalente a 25% do total recebido ao longo de sua participação na “execução do Contrato nº 16/2007, em razão do sobrepreço na contratação ocasionado pelo cartel”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas