A Secretaria da Saúde deve lançar concurso público com vagas para as novas especialidades no Distrito Federal. “Ainda não sabemos a quantidade de vagas que serão abertas. Porém, esperamos que, para médico de família, tenhamos pelo menos 20 vagas, o necessário para completar as equipes de saúde da família para finalizar o processo de conversão”, disse hoje à tarde o secretário Humberto Fonseca.
Foram autorizadas a contratação de servidores públicos para as especialidades que foram criadas e também para a reposição das que estão sem médicos.
O pacote de contratação faz parte da adoção de um modelo único na atenção primária, que define novas especialidades para a estratégia Saúde da Família. Entre elas a exigência de residência médica concluída ou título de especialista em medicina de família e a criação da especialidade de enfermeiro de família e comunidade, também para trabalhar nas equipes de família.
Foram criadas carreiras de enfermagem obstétrica e de medicina paliativa. Foi anunciada também uma alteração na carreira de técnicos em enfermagem, que permite que estes possam conduzir os veículos da Secretária de Saúde.